domingo, 1 de maio de 2011

Laptoptite – A doença dos laptops

                                     
   Você é daquelas pessoas que se deitam na cama, usa travesseiros e almofadas como encosto e apóia o laptop no colo para digitar a noite inteira? Quer sua resposta seja positiva ou não, preste bem atenção a uma doença pandêmica tecnológica cunhada pertinentemente de “Laptoptite” pelo especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA). O termo Laptoptite é uma analogia a doenças como a tendinite – para indicar os problemas causados pelo mau uso do aparelho. O formato do aparelho torna inviável a boa postura durante a digitação e pode provocar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça.
  A diferença entre os Desktops para os Laptops, é que o monitor e teclado do Laptop são conectados a ele, o que provoca incômodos na postura de pescoço e ombros, que obrigatoriamente ficam mais arqueados para uma melhor visualização da tela.
    Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Em 2010 as vendas de laptops superaram pela primeira vez as de desktops - foram vendidos mais de 7 milhões de computadores portáteis. A preferência pelos laptops é impulsionada pela queda nos preços e a facilidade no transporte. Um estudo publicado em fevereiro na revista "Ergonomics" por pesquisadores da Boston University Sargent College, nos EUA, mostrou que usar o laptop por mais de quatro horas por dia já traz riscos de dores e lesões. "O ideal seria usar esse tipo de computador só para emergências e viagens", diz Raquel Casarotto, professora de fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP.
  O programa “Hoje Em Dia” apresentado no horário matutino exibido pela TV Record, deu um alerta relacionado à saúde para aqueles que gostam de passar horas e horas digitando no Laptop de qualquer jeito. A reportagem foi feita por Adga Queiroz e o caso exemplificado foi a de uma atual enfermeira, Débora Cristina Martins. Débora usava o computador portátil em qualquer posição, deitada na cama, sentada no sofá, em qualquer lugar. A praticidade e um aparente “conforto” viabilizado pelo aparelho, fez com que Débora jamais se preocupasse com a postura de seu corpo. O surgimento de dores musculares, inicialmente intermitentes (com intervalos) e posteriormente dores constantes foram os resultados de esforço repetitivo e mau postura que levaram a uma Tendinite (Inflamação que ocorre nos tendões). Apesar de fazer várias visitas ao médico, fisioterapia, medicamentos, nada disso solucionou o problema. A tendinite agravou-se e tornou-se um problema ainda mais sério, originando a Síndrome do túnel do carpo.
  A Síndrome do Túnel do Carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido à compressão. Os sintomas típicos são representados por dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral. Com muita frequência as pessoas imaginam que estão tendo "derrame" ou "problemas de circulação" entre muitos outros.
 De acordo com o Ortopedista, Luiz Carlos Angelini, passar várias horas no Laptop, pode causar, compressão na região dos nervos cervicais, lesões no ombro, afetando a musculatura que eleva o ombro contra a estrutura óssea, causando uma tendinite, e podendo ter tendinites de repetição na região do punho.
Veja o exemplo a seguir de posições incorretas que podem provocar tensões:


  A vida moderna é caracterizada pela sua praticidade e agilidade de informações úteis, contudo, como a grande maioria de outras coisas, tem seu elevado preço de custo. A ergonomia (Que é: a adaptação da máquina ao homem, visando melhora das condições de trabalho e o conseqüente aumento de produtividade) tem encontrado maneiras de não pagarmos tanto assim!
 A professora Raquel Aparecida Casarotto, explica como podemos utilizar o Laptop por varias horas consecutivas de modo a evitar lesões nas articulações:
1)Conectar a ele um monitor, um teclado e um mouse, ou seja, usar o portátil apenas como CPU. É importante manter os periféricos à sua frente, como quando utiliza um PC normal e não deixar o teclado de lado.

2)Usar um suporte ergonômico para notebook, disponível em diferentes marcas e com faixas de preço entre R$ 40 e R$ 100 —assim, você economiza dinheiro e espaço com um monitor, caso não o tenha. 
Neste caso, também será necessário plugar um teclado e um mouse no portátil (há suportes que vêm com entrada USB para facilitar a conexão dos periféricos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário